quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Currículo escolar, PCN e DCN

A definição do currículo escolar deve ir além dos sumários presentes nos livros, ou do estrito cumprimento das determinações advindas da secretaria de educação da região, pois a construção de um currículo assim desconsidera as particularidades de cada escola e da comunidade que ela integra.
Um currículo formulado observando as particularidades escolares e as diretrizes e os parâmetros curriculares acrescenta qualidade ao ensino, optar por um ou por outra forma de currículo depende do contexto social de cada escola.
Dessa forma, a equipe gestora deve implementar na escolar um currículo que consiga adequar a realidade da comunidade escolar tanto às determinações da secretaria de educação, quanto as Diretrizes Curriculares Nacionais de educação e também, gerenciar a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
 Nessa construção, todas as escolas têm um campo uniforme estabelecida nacionalmente pela União, que é a Base Nacional Comum, e a Parte Diversificada, em que dá liberdade para a gestão escolar incluir as particularidades que melhor atendam as necessidades sociais e educacionais da comunidade.
Segundo o Portal do Ministério da Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes separadas para cada disciplina. Criados em 1997, são uma base provisória até que seja implementada a Diretriz Curricular para o período em que a escola atua. Formulados objetivando o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem junto ao currículo escolar, eles orientam e auxiliam nas práticas da escola.
Já as Diretrizes Curriculares Nacionais se configuram como um conjunto de normas que contam com a participação maciça da sociedade civil em sua formulação, e guiam a construção do currículo de forma obrigatória. Elas estabelecem quais serão os princípios seguidos em currículo adequado a cada comunidade escolar, assim como os conteúdos básicos que devem ser seguidos e orientações de implementação.  
A escola em que atuo segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica.  O currículo é formulado de acordo com as DCNs e respeita as determinações básicas indicadas para cada área temática. Nosso currículo está separado por áreas temáticas, visando uma interdisciplinaridade e transversalidade de conhecimentos, assim como orienta a DNC para a educação básica.
São elaboradas provas conjuntas e interdisciplinares que abordam assuntos da atualidade e que envolvem todas as áreas temáticas e forçam as(o) estudantes a pensarem de forma global e inclusiva sobre tudo que aprende dentro e fora das salas de aula.
 Eles estabelecem a interdisciplinaridade e a transversalidades entre as várias áreas do saber, de forma que o conhecimento apreendido em uma matéria também possa ser utilizado e aprimorado em outra.
Os trabalhos da equipe gestora, os coordenadores e professores, caminham ao encontro da perpetuação da democracia com a inclusão da comunidade escolar na construção do projeto político pedagógico da escola, assim, como estabelece a lei 4751/2012 do Distrito Federal.   

  Todos os integrantes da instituição educacional se associam a proposta construída por todos, o que garante o sucesso do plano escolar, tanto no tocante a estrutura e funcionamento formal da escola, quanto no objetivo principal, que é instigar a busca do conhecimento de maneira eficiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário