A definição do currículo escolar deve ir
além dos sumários presentes nos livros, ou do estrito cumprimento das
determinações advindas da secretaria de educação da região, pois a construção
de um currículo assim desconsidera as particularidades de cada escola e da
comunidade que ela integra.
Um currículo formulado observando as
particularidades escolares e as diretrizes e os parâmetros curriculares
acrescenta qualidade ao ensino, optar por um ou por outra forma de currículo
depende do contexto social de cada escola.
Dessa forma, a equipe gestora deve
implementar na escolar um currículo que consiga adequar a realidade da
comunidade escolar tanto às determinações da secretaria de educação, quanto as
Diretrizes Curriculares Nacionais de educação e também, gerenciar a aplicação
dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Nessa
construção, todas as escolas têm um campo uniforme estabelecida nacionalmente
pela União, que é a Base Nacional Comum, e a Parte Diversificada, em que dá
liberdade para a gestão escolar incluir as particularidades que melhor atendam
as necessidades sociais e educacionais da comunidade.
Segundo o Portal do Ministério da
Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes separadas para
cada disciplina. Criados em 1997, são uma base provisória até que seja
implementada a Diretriz Curricular para o período em que a escola atua.
Formulados objetivando o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem junto ao
currículo escolar, eles orientam e auxiliam nas práticas da escola.
Já as Diretrizes Curriculares Nacionais
se configuram como um conjunto de normas que contam com a participação maciça
da sociedade civil em sua formulação, e guiam a construção do currículo de
forma obrigatória. Elas estabelecem quais serão os princípios seguidos em
currículo adequado a cada comunidade escolar, assim como os conteúdos básicos
que devem ser seguidos e orientações de implementação.
A escola em que atuo segue as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a educação básica. O currículo é formulado de acordo com as DCNs
e respeita as determinações básicas indicadas para cada área temática. Nosso currículo está separado por áreas temáticas, visando uma
interdisciplinaridade e transversalidade de conhecimentos, assim como orienta a
DNC para a educação básica.
São elaboradas provas conjuntas e
interdisciplinares que abordam assuntos da atualidade e que envolvem todas as
áreas temáticas e forçam as(o) estudantes a pensarem de forma global e
inclusiva sobre tudo que aprende dentro e fora das salas de aula.
Eles estabelecem
a interdisciplinaridade e a transversalidades entre as várias áreas do saber,
de forma que o conhecimento apreendido em uma matéria também possa ser
utilizado e aprimorado em outra.
Os trabalhos da equipe gestora, os coordenadores e professores, caminham
ao encontro da perpetuação da democracia com a inclusão da comunidade escolar
na construção do projeto político pedagógico da escola, assim, como estabelece
a lei 4751/2012 do Distrito Federal.
Todos os integrantes da instituição educacional
se associam a proposta construída por todos, o que garante o sucesso do plano
escolar, tanto no tocante a estrutura e funcionamento formal da escola, quanto
no objetivo principal, que é instigar a busca do conhecimento de maneira
eficiente.
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