sábado, 6 de julho de 2013

Fichamento 2 - Gestão de tecnologias na escola

Francisca de Sales Lima

ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola. Formação de gestores escolares ara uso das tecnologias da informação e comunicação. Texto digital. Disponível em < http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto22.pdf > acesso em 6 de julho de 2013.  
 
1)      RESUMO

A tecnologia, num primeiro momento, foi inserida no ambiente escolar com o objetivo de auxiliar na organização da administração. Aos pouco, foi observada a sua funcionalidade, também para dentro da sala de aula. Essa progressiva irradiação de informações promoveu a percepção de que a tecnologia é uma peça importante para a ampliação do conhecimento. Ela permita a atualização em tempo real das informações e principalmente, a criação e estabelecimento de redes cooperativas, que amplia a sala de aula gerando círculo colaborativo de ensino e aprendizagem.   
Contudo, é imprescindível viabilizar a eficácia das TICs como colaboradoras na escola. Almeida aponta que para que essa meta se concretize é necessário aprimorar a qualidade da interação. Essa interação deve ser iniciada pela capacitação continua de quem irá passar a informação diretamente ao aluno, no caso, os professores. A partir daí, os docentes serão inseridos nas regras da tecnologia e saberão como utiliza-las tanto dentro da sala de aula como fora. A tecnologia se apresentará como ferramenta importante para a identificação, analise e resolução de obstáculos. 
Segundo Almeida, capacitar os professores é solucionar somente um lado da questão. A inserção das TCIs também esbarra na falta de condições estruturais das escolas e na falta de conhecimento dos gestores escolares para a questão tecnológica. Esses dois pontos impedem que as TCIs contribuam para o desenvolvimento da gestão democrática e consequentemente, interfere na desenvoltura da metodologia de ensino e aprendizagem.
Almeida aponta que o meio escolar que implementa a gestão democrática possui mais chances de ter a tecnologia incorporada e sendo utilizada como ferramenta eficaz para a  melhoria da instituição. As TCIs necessitam de um ambiente em que todos participem e se sintam integrados, desse modo a corrente de informações caminha pelos diferentes níveis escolares, desde o ponto da funcionalidade pedagógica da tecnologia até a sua utilização pela equipe gestora.
 O gestor e sua equipe, por tanto, são peças fundamentais nesse cenário. Eles também devem ser capacitados para que possam atuar na promoção da tecnologia dentro das escolas.  Visando a formação desse público, foram desenvolvidas redes colaborativas, que são ambientes virtuais de capacitação continuada à distância que abrem espaço para troca de experiências e informações. 
Nessas redes os participantes são envolvidos por várias alternativas de aprendizagens. Há a troca permanente de informações, pois cada um apresenta seu posicionamento sobre um ponto em questão e também lê o que o outro apreendeu sobre o assunto. Dessa forma, todos se tornam emissores e receptores nesse círculo de conhecimento. 
Para que o ambiente escolar se desenvolva plenamente é importa a integração das TICs no cenário educacional. Para que isso ocorra, tanto os gestores quanto os educadores se tornam responsáveis. Eles devem procurar as diversas ferramentas de formação continuada colaborativa disponíveis para que se capacitem e estejam mais preparados para a criação do fluxo continuo de ensino e aprendizagem de acordo com as necessidades da escola.

2)      CITAÇÕES PRINCIPAIS DO TEXTO:
 “Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos.” ( p.1)
“O fator primordial para a criação de comunidades e culturas colaborativas de aprendizagem, intercâmbio e colaboração é a qualidade da interação, quer presencial ou a distância, cuja criação poderá viabilizar-se a partir da formação continuada e em serviço do educador.” (p.2)
“Outras dificuldades se fazem presentes, as quais se relacionam tanto com a ausência de condições físicas, materiais e técnicas adequadas, quanto com a postura os dirigentes escolares, pouco familiarizados com a questão tecnológica.” (p.4)
“O papel do gestor não é apenas o de prover condições para o uso efetivo das TIC em sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional” (p.5)
“Em um ambiente virtual de aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de percorrer distintos caminhos, os nós e as conexões existentes entre informações, textos e imagens; criar novas conexões, ligar contextos, mídias e recursos. (p.6)”
 “Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou professor, participar de processos de formação continuada e em serviços que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da escola, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a identidade da escola e com o contexto em que se encontra inserida.” (p.10)

3)      COMENTÁRIOS:
Como Almeida aponta, é importante que os gestores estejam tão capacitados e comprometidos com a inserção das TCIs no contexto escolar quanto os professores, que lidaram diretamente com a transmissão de informações aos alunos.
            A formação de redes colaborativas de ensino e aprendizagem é uma das vantagens que a tecnologia pode levar para dentro das escolas. Essas redes também podem ser utilizadas pela equipe educacional para a sua própria capacitação. Por isso forma criadas as plataformas virtuais de formação, que são um importante instrumento para familiarizar a equipe da escola com as funcionalidades da tecnologia.
            A postura comprometida do educador e do gestor, nesse ambiente, será decisiva para o bom aproveitamento das informações adquiridas, pois nesses ambientes cada um segue por caminhos distintos de acordo com o seu ritmo e se não houver  disciplina e postura receptiva, o participante não aproveitará todas os benefícios da aprendizagem colaborativa.


4)      QUESTIONAMENTOS:

Tendo conhecimento da importância das TCIs para o ambiente escolar, será o gestor capaz de agir em prol da reestruturação do sistema educacional de maneira efetiva? 

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