segunda-feira, 1 de julho de 2013

Fichamento 1 - Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar.

Francisca de Sales Lima



VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar. Formação de gestores escolares ara uso das tecnologias da informação e comunicação. Texto digital. Disponível em <http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/Professor_Pedro/_Texto_2_-VIEIRA_A._T._Funcoes_e_papeis_da_tecnologia.pdf> acesso em 25 de junho de 2013.  

1)      RESUMO
A tecnologia já está presente no cotidiano escolar. É possível reconhecê-la desde as tarefas mais operacionais do ambiente escolar, quanto em situações em que ela se insere no circuito da transmissão de informações e passa a fazer parte das aulas.   Relacionada à aplicação de suas funcionalidades se encontra a dificuldade em ajustar o corpo gerenciador a elas. Alexandre Vieira aponta que expor que a tecnologia também possui vantagens à equipe de coordenação escolar se configura como um desafio a ser superado.  
                 Ele afirma que para que a tecnologia possa se tornar ferramenta auxiliadora de toda a escola é necessário que se saiba como ela pode ser útil dentro dela. É indispensável capacitar a equipe para que ela conheça as funcionalidades da tecnologia. Objetivando alcançar esse objetivo, é necessário estabelecer qual será a ferramenta capaz para resolver essa questão.
O autor coloca que se deve definir três pontos fundamentais - o que é dado, informação e conhecimento - para que assim seja possível encontrar a opção que melhor solucione o problema apresentado.  Para Vieira, dados são conjuntos de episódios descritivos de um evento. Já informação é definida por ele com mensagem e conhecimento como o resultado do processamento interpretativo das informações.
Os dados individualmente não transmitem muito sobre o que se procura compreender, são peças do quebra cabeça que precisam ser montados, e quando completado se transforma em informação. Para que haja a transmutação dos dados em informação, e ela possa ser considerada por quem irá recebê-la, é imprescindível que ela tenha sentido, afirma Vieira.
Alexandre Vieira afirma que a transformação dos dados em informações se dá pelo encadeamento de passos analíticos, dentre eles o autor cita: a contextualização, o meio no qual ela se refere e insere; a categorização, que é a definição de quais são os elementos formadores dos dados; o cálculo, a forma de análise dos dados; a correção, momento em que as incorreções são eliminadas e a condensação, que é a organização dos dados.
                As informações quando são digeridas pela mente humana se tornam conhecimento. O autor explana que a capacidade de assimilar a informação é que a transforma em conhecimento. Esse processo se dá em quatro etapas: a comparação, que é a analogia feita entre um caso conhecido e um novo; consequência, qual a possibilidade de os resultados previsíveis que influenciarem na tomada de decisão; conexão, como se dá a relação entre a bagagem anterior e esse novo conhecimento e por fim , a conversação, a troca de percepções sobre a nova informação entre todos aqueles que a receberam.
                O conhecimento também chega à comunidade escolar pelo estudo do cotidiano educacional. Vieira aponta que a escola pode se transformar em um grande laboratório social, em que a alteração de alguns elementos do conjunto e a reação a eles pode contribuir para a assimilação de conhecimentos ao grupo todo. Ou seja, o conhecimento pode ser transferido pelo convívio com o elemento inovador de conhecimento e aqueles que ainda não o possuem. 
            O autor afirma que tendo esses pontos bem estabelecidos no planejamento do sistema educacional, se torna possível apresentar soluções para a questão inicial: como apresentar a tecnologia como aliada da gestão escolar? Vieira frisa a importância de implementar a informatização do meio para que se possa analisar com mais segurança o que acontece dentro do sistema escolar.
 Contudo, o autor ressalta que essa informatização precisa se atentar para alguns pontos, que são de extrema importância para aprimorar a tomada de decisão e se chegar à resolução dos problemas. Primeiramente, deve se ter um panorama de quais são as informações que importam para o fenômeno em questão. Estabelecer um plano-piloto com objetivos claros e que ajam multifacetadamente e conectados entre si também é importante para o sucesso do projeto.
Quando se identifica um problema, aponta Vieira, ele deve ser estudado e ter um plano de contingência rapidamente aplicado, para que se evite que ele se torne um irradiador de dificuldades. E por último, implementar a gestão democrática, com toda  equipe gestora participante da tomada de decisões e unida na resolução de conflitos dentro do sistema educacional.
 O autor explana que para aliar a tecnologia e a gestão educacional é importante analisar a instituição como um todo que funciona interligadamente. Dessa forma, se torna imprescindível considerar a organização que já existe na escola e estimular o desenvolvimento do conhecimento através da rotina escolar, sempre incentivando e propiciando ambiente para que haja o desenvolvimento da equipe, que não será possível sem a implementação de uma gestão democrática.

2) CITAÇÕES PRINCIPAIS DO TEXTO:
“Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola.” (p.1).
“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; ficam também para nós a função de definir os aspectos relativos à categorização, ao cálculo e à condensação dos dados.” (p.3).
“Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados. A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana.” (p.4)
“Então, se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado (...).” (p.5).
“Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização.” (p.8)

3) COMENTÁRIOS:
Pelo o que foi percebido no texto, a tecnologia veio para mudar, é o que chamamos de revolução. Quando bem aplicada se torna uma aliada em todos os trabalhos, pois dá agilidade aos projetos. Os trabalhos começam a tomar forma e se percebe a utilidade do uso das TIs.
Como aponta Alexandre Vieira, a equipe gestora precisa ver as vantagens da tecnologia não só para complementar o aprendizado em sala de aula, mas também para com aprimorar o desenvolvimento da instituição.
A tecnologia pode ser uma ferramenta fundamental na identificação e na resolução de problemas. Mas para que ela se torne realmente útil é necessário que se tenha noção de como ela pode ser utilizada.  Também se apresenta como indispensável a postura da equipe, que deve se mostrar ativa na recepção do novo conhecimento e com empenho efetivo para coloca-lo em prática.
Um ponto relevante citado no texto de Vieira é a necessidade da gestão democrática, aquela em que toda a equipe participe do processo de tomada de decisão e trabalhe junta na resolução de conflitos. Dessa forma, a transmissão de conhecimentos se irradia com maior eficaz no meio escolar, a equipe toda se sentirá motivada com a visualização dos resultados de um trabalho produzido em equipe.  
Com uma equipe que trabalha em conjunto, a tecnologia pode ter muito mais campo para auxiliar na instituição. Como afirma Vieira, o conhecimento também pode ser apreendido pelo cotidiano, pela convivência e observação. Assim, com a implementação de um ambiente informatizado, aqueles que já dominam as ferramentas se tornam fontes de conhecimento para os outros da equipe, e com o compartilhamento de informações será mais fácil analisa-las e transformar o ambiente.
Não se pode negar uma necessidade de formação das pessoas envolvidas direta e indiretamente com o dia a dia dos trabalhos dentro e fora do ambiente escolar. As informações transmitidas se tornam mais entendidas e se transforma em conhecimento.
O Sistema Educacional precisa se informatizar e para que isso aconteça é necessário investir na formação das pessoas envolvidas. Como meio trabalhado é uma instituição escolar, a responsabilidade maior recai sobre o gestor por estar à frente do trabalho, com a missão de, juntamente com sua equipe gestora, alcançar os objetivos almejados.

4) QUESTIONAMENTOS:
Levando em consideração o que foi trabalhado no texto de Vieira, como é possível utilizar a tecnologia como ferramenta auxiliadora da equipe gestora se ainda não há um conhecimento de como essas ferramentas podem ser uteis para a investigação e resolução das dificuldades?


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