Francisca
de Sales Lima
VIEIRA,
Alexandre Thomaz. Funções e papéis
da tecnologia na gestão escolar. Formação de gestores escolares ara uso
das tecnologias da informação e comunicação. Texto digital. Disponível
em <http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/Professor_Pedro/_Texto_2_-VIEIRA_A._T._Funcoes_e_papeis_da_tecnologia.pdf> acesso em
25 de junho de 2013.
1) RESUMO
A tecnologia já está presente no cotidiano escolar.
É possível reconhecê-la desde as tarefas mais operacionais do ambiente escolar,
quanto em situações em que ela se insere no circuito da transmissão de
informações e passa a fazer parte das aulas.
Relacionada à aplicação de suas funcionalidades se encontra a
dificuldade em ajustar o corpo gerenciador a elas. Alexandre Vieira aponta que
expor que a tecnologia também possui vantagens à equipe de coordenação escolar se
configura como um desafio a ser superado.
Ele afirma que para que a tecnologia possa se
tornar ferramenta auxiliadora de toda a escola é necessário que se saiba como
ela pode ser útil dentro dela. É indispensável capacitar a equipe para que ela
conheça as funcionalidades da tecnologia. Objetivando alcançar esse objetivo, é
necessário estabelecer qual será a ferramenta capaz para resolver essa questão.
O autor coloca que se deve definir três pontos
fundamentais - o que é dado, informação e conhecimento - para que assim seja
possível encontrar a opção que melhor solucione o problema apresentado. Para Vieira, dados são conjuntos de episódios
descritivos de um evento. Já informação é definida por ele com mensagem e conhecimento
como o resultado do processamento interpretativo das informações.
Os dados individualmente não transmitem muito sobre
o que se procura compreender, são peças do quebra cabeça que precisam ser
montados, e quando completado se transforma em informação. Para que haja a
transmutação dos dados em informação, e ela possa ser considerada por quem irá
recebê-la, é imprescindível que ela tenha sentido, afirma Vieira.
Alexandre Vieira afirma que a transformação dos
dados em informações se dá pelo encadeamento de passos analíticos, dentre eles
o autor cita: a contextualização, o meio no qual ela se refere e insere; a
categorização, que é a definição de quais são os elementos formadores dos
dados; o cálculo, a forma de análise dos dados; a correção, momento em que as
incorreções são eliminadas e a condensação, que é a organização dos dados.
As informações
quando são digeridas pela mente humana se tornam conhecimento. O autor explana
que a capacidade de assimilar a informação é que a transforma em conhecimento.
Esse processo se dá em quatro etapas: a comparação, que é a analogia feita
entre um caso conhecido e um novo; consequência, qual a possibilidade de os
resultados previsíveis que influenciarem na tomada de decisão; conexão, como se
dá a relação entre a bagagem anterior e esse novo conhecimento e por fim , a
conversação, a troca de percepções sobre a nova informação entre todos aqueles que
a receberam.
O conhecimento
também chega à comunidade escolar pelo estudo do cotidiano educacional. Vieira
aponta que a escola pode se transformar em um grande laboratório social, em que
a alteração de alguns elementos do conjunto e a reação a eles pode contribuir
para a assimilação de conhecimentos ao grupo todo. Ou seja, o conhecimento pode
ser transferido pelo convívio com o elemento inovador de conhecimento e aqueles
que ainda não o possuem.
O autor afirma que tendo esses
pontos bem estabelecidos no planejamento do sistema educacional, se torna
possível apresentar soluções para a questão inicial: como apresentar a
tecnologia como aliada da gestão escolar? Vieira frisa a importância de
implementar a informatização do meio para que se possa analisar com mais
segurança o que acontece dentro do sistema escolar.
Contudo, o
autor ressalta que essa informatização precisa se atentar para alguns pontos,
que são de extrema importância para aprimorar a tomada de decisão e se chegar à
resolução dos problemas. Primeiramente, deve se ter um panorama de quais são as
informações que importam para o fenômeno em questão. Estabelecer um
plano-piloto com objetivos claros e que ajam multifacetadamente e conectados
entre si também é importante para o sucesso do projeto.
Quando se identifica um problema, aponta Vieira, ele
deve ser estudado e ter um plano de contingência rapidamente aplicado, para que
se evite que ele se torne um irradiador de dificuldades. E por último,
implementar a gestão democrática, com toda
equipe gestora participante da tomada de decisões e unida na resolução
de conflitos dentro do sistema educacional.
O autor
explana que para aliar a tecnologia e a gestão educacional é importante
analisar a instituição como um todo que funciona interligadamente. Dessa forma,
se torna imprescindível considerar a organização que já existe na escola e
estimular o desenvolvimento do conhecimento através da rotina escolar, sempre
incentivando e propiciando ambiente para que haja o desenvolvimento da equipe,
que não será possível sem a implementação de uma gestão democrática.
2)
CITAÇÕES PRINCIPAIS DO TEXTO:
“Mas
o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser
um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola.” (p.1).
“Computadores
podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em
informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto
que permite dar um sentido aos dados; ficam também para nós a função de definir
os aspectos relativos à categorização, ao cálculo e à condensação dos dados.”
(p.3).
“Enfim,
conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam
de dados. A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser
realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana, isto é, tal
capacidade é exclusivamente humana.” (p.4)
“Então,
se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir
constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento
possa ser acessado (...).” (p.5).
“Tudo
isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos
pretendidos pela organização.” (p.8)
3)
COMENTÁRIOS:
Pelo o que foi percebido no texto, a tecnologia veio
para mudar, é o que chamamos de revolução. Quando bem aplicada se torna uma
aliada em todos os trabalhos, pois dá agilidade aos projetos. Os trabalhos
começam a tomar forma e se percebe a utilidade do uso das TIs.
Como aponta Alexandre Vieira, a equipe gestora
precisa ver as vantagens da tecnologia não só para complementar o aprendizado
em sala de aula, mas também para com aprimorar o desenvolvimento da
instituição.
A tecnologia pode ser uma ferramenta fundamental na
identificação e na resolução de problemas. Mas para que ela se torne realmente
útil é necessário que se tenha noção de como ela pode ser utilizada. Também se apresenta como indispensável a
postura da equipe, que deve se mostrar ativa na recepção do novo conhecimento e
com empenho efetivo para coloca-lo em prática.
Um ponto relevante citado no texto de Vieira é a
necessidade da gestão democrática, aquela em que toda a equipe participe do
processo de tomada de decisão e trabalhe junta na resolução de conflitos. Dessa
forma, a transmissão de conhecimentos se irradia com maior eficaz no meio
escolar, a equipe toda se sentirá motivada com a visualização dos resultados de
um trabalho produzido em equipe.
Com uma equipe que trabalha em conjunto, a
tecnologia pode ter muito mais campo para auxiliar na instituição. Como afirma
Vieira, o conhecimento também pode ser apreendido pelo cotidiano, pela
convivência e observação. Assim, com a implementação de um ambiente
informatizado, aqueles que já dominam as ferramentas se tornam fontes de
conhecimento para os outros da equipe, e com o compartilhamento de informações
será mais fácil analisa-las e transformar o ambiente.
Não se pode negar uma necessidade de formação das
pessoas envolvidas direta e indiretamente com o dia a dia dos trabalhos dentro
e fora do ambiente escolar. As informações transmitidas se tornam mais
entendidas e se transforma em conhecimento.
O Sistema Educacional precisa se informatizar e para
que isso aconteça é necessário investir na formação das pessoas envolvidas. Como
meio trabalhado é uma instituição escolar, a responsabilidade maior recai sobre
o gestor por estar à frente do trabalho, com a missão de, juntamente com sua
equipe gestora, alcançar os objetivos almejados.
4)
QUESTIONAMENTOS:
Levando
em consideração o que foi trabalhado no texto de Vieira, como é possível
utilizar a tecnologia como ferramenta auxiliadora da equipe gestora se ainda
não há um conhecimento de como essas ferramentas podem ser uteis para a
investigação e resolução das dificuldades?
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