Francisca de Sales Lima
ALMEIDA.
Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão
de tecnologias na escola. Formação de gestores escolares ara uso das
tecnologias da informação e comunicação. Texto digital. Disponível em < http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto22.pdf > acesso em
6 de julho de 2013.
1) RESUMO
A
tecnologia, num primeiro momento, foi inserida no ambiente escolar com o
objetivo de auxiliar na organização da administração. Aos pouco, foi observada
a sua funcionalidade, também para dentro da sala de aula. Essa progressiva
irradiação de informações promoveu a percepção de que a tecnologia é uma peça
importante para a ampliação do conhecimento. Ela permita a atualização em tempo
real das informações e principalmente, a criação e estabelecimento de redes
cooperativas, que amplia a sala de aula gerando círculo colaborativo de ensino
e aprendizagem.
Contudo,
é imprescindível viabilizar a eficácia das TICs como colaboradoras na escola.
Almeida aponta que para que essa meta se concretize é necessário aprimorar a
qualidade da interação. Essa interação deve ser iniciada pela capacitação
continua de quem irá passar a informação diretamente ao aluno, no caso, os
professores. A partir daí, os docentes serão inseridos nas regras da tecnologia
e saberão como utiliza-las tanto dentro da sala de aula como fora. A tecnologia
se apresentará como ferramenta importante para a identificação, analise e
resolução de obstáculos.
Segundo
Almeida, capacitar os professores é solucionar somente um lado da questão. A
inserção das TCIs também esbarra na falta de condições estruturais das escolas
e na falta de conhecimento dos gestores escolares para a questão tecnológica.
Esses dois pontos impedem que as TCIs contribuam para o desenvolvimento da
gestão democrática e consequentemente, interfere na desenvoltura da metodologia
de ensino e aprendizagem.
Almeida
aponta que o meio escolar que implementa a gestão democrática possui mais
chances de ter a tecnologia incorporada e sendo utilizada como ferramenta
eficaz para a melhoria da instituição.
As TCIs necessitam de um ambiente em que todos participem e se sintam integrados,
desse modo a corrente de informações caminha pelos diferentes níveis escolares,
desde o ponto da funcionalidade pedagógica da tecnologia até a sua utilização
pela equipe gestora.
O gestor e sua equipe, por tanto, são peças
fundamentais nesse cenário. Eles também devem ser capacitados para que possam
atuar na promoção da tecnologia dentro das escolas. Visando a formação desse público, foram
desenvolvidas redes colaborativas, que são ambientes virtuais de capacitação
continuada à distância que abrem espaço para troca de experiências e
informações.
Nessas
redes os participantes são envolvidos por várias alternativas de aprendizagens.
Há a troca permanente de informações, pois cada um apresenta seu posicionamento
sobre um ponto em questão e também lê o que o outro apreendeu sobre o assunto.
Dessa forma, todos se tornam emissores e receptores nesse círculo de
conhecimento.
Para
que o ambiente escolar se desenvolva plenamente é importa a integração das TICs
no cenário educacional. Para que isso ocorra, tanto os gestores quanto os
educadores se tornam responsáveis. Eles devem procurar as diversas ferramentas
de formação continuada colaborativa disponíveis para que se capacitem e estejam
mais preparados para a criação do fluxo continuo de ensino e aprendizagem de
acordo com as necessidades da escola.
2) CITAÇÕES
PRINCIPAIS DO TEXTO:
“Criam-se possibilidades de redimensionar o
espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão
participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual
professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as
outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes
externos.” ( p.1)
“O
fator primordial para a criação de comunidades e culturas colaborativas de
aprendizagem, intercâmbio e colaboração é a qualidade da interação, quer
presencial ou a distância, cuja criação poderá viabilizar-se a partir da
formação continuada e em serviço do educador.” (p.2)
“Outras
dificuldades se fazem presentes, as quais se relacionam tanto com a ausência de
condições físicas, materiais e técnicas adequadas, quanto com a postura os
dirigentes escolares, pouco familiarizados com a questão tecnológica.” (p.4)
“O
papel do gestor não é apenas o de prover condições para o uso efetivo das TIC
em sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica
e administrativa do sistema tecnológico e informacional” (p.5)
“Em
um ambiente virtual de aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de
percorrer distintos caminhos, os nós e as conexões existentes entre
informações, textos e imagens; criar novas conexões, ligar contextos, mídias e
recursos. (p.6)”
“Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador,
seja gestor ou professor, participar de processos de formação continuada e em
serviços que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de
aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da
escola, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a
identidade da escola e com o contexto em que se encontra inserida.” (p.10)
3) COMENTÁRIOS:
Como
Almeida aponta, é importante que os gestores estejam tão capacitados e
comprometidos com a inserção das TCIs no contexto escolar quanto os
professores, que lidaram diretamente com a transmissão de informações aos
alunos.
A
formação de redes colaborativas de ensino e aprendizagem é uma das vantagens
que a tecnologia pode levar para dentro das escolas. Essas redes também podem
ser utilizadas pela equipe educacional para a sua própria capacitação. Por isso
forma criadas as plataformas virtuais de formação, que são um importante
instrumento para familiarizar a equipe da escola com as funcionalidades da
tecnologia.
A postura comprometida do educador e
do gestor, nesse ambiente, será decisiva para o bom aproveitamento das
informações adquiridas, pois nesses ambientes cada um segue por caminhos
distintos de acordo com o seu ritmo e se não houver disciplina e postura receptiva, o
participante não aproveitará todas os benefícios da aprendizagem colaborativa.
4) QUESTIONAMENTOS:
Tendo
conhecimento da importância das TCIs para o ambiente escolar, será o gestor
capaz de agir em prol da reestruturação do sistema educacional de maneira
efetiva?
Olá Francisca!!!
ResponderExcluirAdorei o seu Blog.
Abraço,
Maria Jeanette
Muito obrigada!
Excluir